Os idosos que vivem sozinhos precisam procurar realizar atividades em grupo que promovam a socialização |
Estar bem fisicamente, com saúde, faz toda a diferença para a qualidade de vida dos idosos. Mas, e quanto à saúde mental? É extremamente importante que a mente esteja saudável para que o corpo possa responder às atividades do dia a dia. No entanto, é muito comum na terceira idade os idosos manifestarem alguma confusão mental ou dificuldade de raciocínio, além do grave problema que pode vir com a idade – a solidão. Para entender melhor como lidar com este período da vida onde os idosos podem se verem sozinhos, leia uma entrevista com a psicóloga Deize Toledo, que atende na Associação dos Aposentados de Bauru.
É muito comum os idosos viverem sozinhos por conta do abandono de filhos e netos e, também, por viuvez. Como o idoso pode lidar com este momento da vida de solidão?
Não são somente os idosos que moram sozinhos que são solitários. Até mesmo aqueles que moram nas casas dos seus filhos experimentam a solidão, porque os filhos saem para trabalhar, os netos para estudar e o idoso acaba passando o dia todo sozinho. Mesmo que ele seja acompanhado de um cuidador, a ausência da família dá este sentimento de solidão. Para lidar com este momento, é fundamental que a família acolha carinhosamente este idoso, para amenizar os aspectos negativos dessa adaptação.
Quais estratégias os idosos podem adotar para evitar passar muito tempo sozinho, considerando que ele ainda goze de boas condições físicas de saúde?
Caso a pessoa tenha condições físicas de sair de casa, sozinha ou acompanhada, ela pode procurar fazer alguma atividade física, participar de grupos da terceira idade e buscar um convívio social. Outras opções são cursos de informática, universidade da terceira idade, passeios e viagens em grupo. Essas práticas ajudar a amenizar a solidão.
A solidão na terceira idade pode ser resultado de um jovem e adulto com dificuldades de relacionamento interpessoal e socialização?
Nem sempre, mas em alguns casos, sim. Um jovem com dificuldade de relacionamento ou com algum transtorno de humor não tratado, pode levar para a vida adulta e para a terceira idade essa dificuldade, sim, que pode resultar em um idoso recolhido e solitário.
Quais doenças mentais estão associadas à solidão?
De um modo geral, a depressão é a doença que mais associa-se à solidão. As suas características são o isolamento, a perda de apetite, apatia, entre outras. Caso o idoso apresente esses sintomas, os familiares devem procurar ajuda profissional de um psiquiatra e de um psicólogo. E até mesmo em casos que a pessoa não esteja manifestando algum sintoma, um quadro depressivo pode estar presente e leva-lo a um grau de sofrimento muito grande.
Qual importância dos grupos de terceira idade, associações e clubes, bailes e viagens para integrar este idoso solitário a um grupo social?
São de grande importância, pois todos nós precisamos de motivação para nos sentirmos vivos e felizes como, um trabalho, um lazer ou até mesmo uma atividade que nos faça sentir úteis e integrados. Essa motivação é mais importante ainda para o idoso. Por isso, associações, clubes, viagens, grupos sociais, bailes e qualquer tipo de atividade irá fazer a pessoa sentir-se mais motivada para a vida.
Que manejos podem ser empregados na aproximação e reintegração do idoso junto aos familiares?
Uma maneira eficaz é solicitar a participação dos familiares no processo de integração do idoso, para que a família se inteire do que o idoso em feito nas atividades fora de casa, seja por meio de reunião entre cuidador e familiares ou promovendo a participação dos parentes nas atividades.
Gostaria de receber mais informaçôes do grupo ,pode ser no facebook ok
ResponderExcluirOlá Nilva, bom dia, tudo bem?
ExcluirFavor entrar em contato com a secretaria da AAPIBR, pelo telefone (14) 3233-6437 para mais informações sobre os horários de reunião do Grupo da Terceira Idade.
Obrigado,
Associação dos Aposentados de Bauru
Ok obrigada
ResponderExcluir