ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS


Histórico

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Bauru e Região (AAPBR) nasceu no dia 19 de agosto de 1988, fruto da luta de aposentados e pensionistas para a conquista de uma melhor representatividade perante os órgãos governamentais e a sociedade.

O surgimento da sede bauruense não foi um fato isolado. Na década de 80 e 90, inúmeras outras associações de aposentados e pensionistas com uma proposta semelhante despertaram em todo o país, dando visibilidade ao aposentado e à pensionista e, conjuntamente, à imagem da pessoa da Terceira Idade.

A importância desse acontecimento pode ser observado dia a dia em nossa sociedade: hoje a pessoa aposentada ou idosa deixa de ser vista como alguém que já cumpriu sua missão e passa a ser vista como uma semente cheia de potenciais a se expandir, capaz de motivar a sociedade pela sua vitalidade, seu conhecimento e seus exemplos.

Acompanhando esse quadro de renovação da imagem do velho em nossa sociedade, o objetivo inicial da Associação, que é dar aos associados proteção, defesa, estudo, coordenação e representação, ampliou-se para a busca de também oferecer ao aposentado e à pensionista uma vida com qualidade em todos os seus aspectos: biológico, social e emocional.

Fatos importantes

Fatos importantes na Associação (por ordem cronológica):
- 1988: fundação
No dia 18 de agosto, é realizada a primeira Assembléia Geral, que decide pela criação da Associação. Ela foi realizada no Sindicato dos Metalúrgicos, conforme registra a ata lavrada após o encontro. Dentre os presentes, encontram-se o grupo de 5 aposentados que idealizou a Associação e mais 35 aposentados e pensionistas que aclamaram a proposta. No documento, o secretário registrou o objetivo do encontro: “a formação e fundação de uma entidade social capaz de congregar os aposentados e pensionistas de Bauru e Região, com o objetivo de dar-lhes proteção, defesa, estudo, coordenação e representação legal”.

- 1991: primeiras eleições
No dia da fundação da AAPBR, em 1988, foi eleita a primeira diretoria, em caráter provisório. A primeira eleição para renovação da diretoria aconteceu em 13 de setembro de 1991, sendo seguida pelos pleitos de 1997, 1999 e 2001.

- 1991: primeiro plano de saúde
O primeiro convênio na área de saúde foi assinado com a Unimed, em 1991. Na época, era oferecido um contrato de custo operacional. No ano seguinte, foi assinado um novo contrato na modalidade de pré-pagamento e com cobertura a cirurgias e internações.

- 1993: luta por reajustes
Com a criação da Associação, foi montado um departamento jurídico para cuidar de ações que reivindicavam reajustes da aposentadoria. Ao passar dos anos, essas reivindicações não foram atendidas mas, em 1993, os aposentados de todo o país comemoraram outra conquista: a Justiça reconheceu a diferença de 147% existente entre o reajuste do salário mínimo e o da aposentadoria, o que permitiu equiparar os rendimentos de quem ganhava menos que um salário.

- 1993: compra da sede
A atual sede foi adquirida em 20 de agosto de 1993 pelo valor de 29 mil dólares, pagos com um financiamento do Banco do Brasil. Na época, alguns associados achavam que era loucura assumir um compromisso tão grande. Mas a diretoria, que apostou nesse sonho, acabou provando que ele foi fundamental ao crescimento da entidade. A dívida foi paga com os recursos das mensalidades e também com a ajuda de vários sindicatos da cidade.

- 1996: declarada de Utilidade Pública Municipal
Em 24 de julho de 1996, o trabalho desenvolvido pela Associação dos Aposentados e a sua contribuição ao município foram reconhecidos pela cidade de Bauru com a titulação de Entidade de Utilidade Pública Municipal.

- 1996: primeira grande reforma
Com a reforma da sede própria, em 1996, surgiu a idéia de promover bailes à terceira idade. No início eles eram esporádicos: o dinheiro mal dava para pagar os músicos e as bandas não agradavam aos associados. A entrada de mulheres na diretoria deu brilho novo aos bailes: elas acertaram na escolha dos músicos e a casa passou a ficar cheia. Hoje, os bailes não deixam a desejar e tornaram-se tradição na Associação.

- 1996: informatização dos serviços
Antes da informatização, desde o cadastro de sócios até o pagamento de mensalidades era feito manualmente. A partir de 1996, a Associação investiu em programas e equipamentos que agilizaram o atendimento. Hoje, além de um programa feito especialmente para a entidade, existe uma rede local com mais de 15 computadores interligados.

- 1997: criação do jornal
Em maio de 1997 circulou a primeira edição do jornal Aposentado em Notícia. Na ocasião, os principais temas debatidos pelo periódico eram a história da AAPBR, a construção de um novo salão na sede, as preocupações jurídicas dos aposentados e um protesto que reuniu mais de três mil aposentados em São Paulo, para a reivindicação de reajustes dignos às aposentadorias e pensões.

- 1997: ampliação da sede
No meio de 1997 a sede ganhou uma grande ampliação. Foi construído o piso superior do prédio, onde hoje funcionam alguns dos setores da sede.

- 1998: a primeira médica
No dia 21 de outubro de 1998 foi assinado o primeiro contrato de prestação de serviços na área médica. Desde então, a área de saúde na sede não parou de crescer, com a instalação da enfermaria e dos serviços especializados de saúde.

- 2000: aquisição de uma nova área
No mês de setembro de 2000, a Associação comprou o terreno vizinho à sede para ampliá-la ainda mais. O salão social ganhou uma nova área e os demais espaços passaram a abrigar alguns dos setores da sede.

- 2000: nasce a FarmaVida
Desejo antigo da diretoria, a FarmaVida iniciou suas atividades no dia 7 de junho de 2000. Ela foi inspirada em modelos implantados na região e exigiu muita ousadia para ser concretizada, pois foi preciso investir capital em remédios e numa equipe especializada. Seu crescimento e popularidade deve-se a uma meta que conserva até hoje: oferecer remédios pelo menor preço possível aos associados.

- 2001: assistência social
Em julho de 2001 teve início o atendimento em Assistência Social. A implantação do setor foi motivada pelas negociações de contratos de planos de saúde. A primeira atribuição do cargo foi justamente intermediar e gerenciar esse diálogo buscando um convênio mais barato e com maior cobertura.

- 2001: ambulatório médico
Em dezembro de 2001, começou a funcionar na sede o Ambulatório Médico, que reuniu a enfermaria e as salas para atendimento especializado num só local. Em 2003, uma nova reforma na sede permitiu a construção de um espaço adequado ao ambulatório.

- 2004: declarada de Utilidade Pública Estadual
No dia 4 de novembro o governador de São Paulo assinou o decreto que reconhece a Associação como Entidade de Utilidade Pública Estadual. O reconhecimento permitirá à sede pleitear diversas vantagens junto ao governo estadual, especialmente na área fiscal e de projetos sociais.

- 2004: novo sistema informatizado
Desde o fim de 2004, funciona na sede um novo sistema informatizado que,  aperfeiçoando o primeiro, vem permitindo uma maior integração dos diversos setores da Associação, barateando custos e tornando alguns serviços mais ágeis.

- 2008: Declarada de Utilidade Pública Federal