quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Mais velhos buscam realizações



Antigamente, chegar à terceira idade ou conquistar a aposentadoria defendia o sentido de descansar em paz. Abandonar as preocupações, estagnar dentro de casa e curtir o marasmo de uma vida já vivida. Mas, hoje, os aposentados e idosos mudaram e estão cada vez mais ativos e em busca de crescimento pessoal.

Não é por menos que a cara da terceira idade mudou. Aposentar transformou sua definição e a última coisa que os idosos querem é sossego! O que antes era sinônimo de isentar-se de atividades, agora é o tempo de renovação e realização de sonhos esquecidos.

Severino Paraíso, de 75 anos, conquistou a idealização de sua vida ao participar, pela primeira vez, da Corrida de São Silvestre 2014, circuito de 15 quilômetros pelas ruas de São Paulo. O atleta ainda conquistou o 5º lugar de 69 participantes da categoria masculina de 75 a 79 anos, completando a prova em 1 hora 39 minutos e 45 segundos.

Os mais velhos também  têm vontade e garra para estudar. É o caso de Osmarina Duarte de Souza, de 75 anos, que prestou o ENEM pela quinta vez para conquistar o sonho de cursar graduação em geografia.

Hernani Rodrigues é outro exemplo de aposentado ativo. Aos 73 anos, cuida da casa, pratica de dança de salão e tango e realiza trabalho voluntário. Dedica até 3 horas diárias às aulas de dança e, ainda, frequenta bailes durante a semana. Hernani afirma que suas atividades o fazem se sentir jovem e adora sua rotina.

O surfista mais velho do Brasil, o carioca Afonso Freitas, hoje com 79 anos, faz piada com a sua história “Quando comecei a surfar, me sentia um velho de 38 anos. Hoje sou um jovem de 77”, disse em 2012*.

Nos dias modernos, ter mais idade não significa ficar velho. A idade cronológica não precisa estar sincronizada com a idade a biológica, mental e espiritual. Por isso, aposentado, pensionista, idoso... Nunca é tarde para demonstrar vitalidade, fazer o que te faz feliz e correr atrás de seus sonhos.

*Em entrevista para o site O Globo.
Fonte: UOL, Jornal do commercio JC UOL, O Globo, Site Saúde Plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário