A prática pode auxiliar no tratamento
de diversos problemas de saúde, pois melhora o humor, aumenta a autoestima e
melhora a expressão corporal, além de ser uma grande aliada em abordagens
tratativas para transtornos mentais.
Quais os benefícios da Musicoterapia para os idosos?
A Musicoterapia é
voltada principalmente para a colaboração direta no envelhecimento ativo, com
qualidade de vida e o convívio social, já que as sessões podem ser individuais
ou em grupo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática estimula a fala, aumenta a criatividade, movimenta o corpo, exercita a memória, reduz sintomas de depressão e age na prevenção de doenças associadas ao aumento de idade e início de doenças crônicas, e também trabalha o físico dos praticantes, já que muitas vezes a música vem acompanhada da dança.
Como a musicoterapia auxilia em doenças mais graves?
Além de provocar a sensação de bem-estar, reduzir o estresse e melhorar as condições físicas, um estudo do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig, na Alemanha, também aponta que uma vez que a música está relacionada às emoções mais profundas, as letras e as melodias são raramente esquecidas por pacientes com Alzheimer, por exemplo.
Constatação comprovada também no documentário “Alive Inside”, que mostra a atividade sendo capaz de fazer com que o cérebro de pacientes com Alzheimer ficasse mais ativo depois de terem que lidar com canções conhecidas, fazendo com que respondessem melhor a estímulos após a terapia. Pessoas portadoras de doenças como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, autismo, ou que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) são beneficiadas com a prática, conforme constatam outras pesquisas.
Onde encontrar Musicoterapia?
A terapia com música além de reabilitar, toca e conecta, e desde 2017 já foi incorporada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Outras terapias como meditação, reiki e quiropraxia são oferecidas gratuitamente à população. As atividades também podem ser oferecidas em centros e entidades voltadas para a população de mais idade, como a AAPIBR. Consulte nosso cronograma, com cursos e turmas disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário