quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Disca pra mim



Você sabe discar? Veja esta história...



Num dia do ano de 2008, eu, minhas irmãs e meus pais fomos à casa da minha vó para um daqueles almoços de domingo que reúne toda a família. Quando chegamos, nossa caçula, que na época tinha 5 anos, notou que, no lugar do telefone, havia um outro objeto, um aparelho para recepção e emissão de voz, mas com uma rodela com números escritos em cada círculo dos buracos contidos na base dele. Mas, tudo bem. Ela viu, apontou, se questionou e seguimos para o fundo da casa, onde seria a comilança.

Tinha pratos, talheres e comida que não acabavam mais... A anfitriã sempre se preocupava em agradar a todos os entes, que não eram poucos, e, naquele dia não foi diferente. Cozinhou a manhã inteira para servir macarronada, arroz, ovo frito, feijoada, polenta e até churrasco a Nelinha fez!

Eis que a tia Beth estava atrasada, só pra variar, e a vó pediu para que alguém discasse para apressá-la. Não deu outra, a minha irmãzinha se prontificou e foi correndo até a sala usar aquele instrumento que nunca tinha visto. Eu a acompanhei para falar o número que ela deveria discar.

Ela pegou o aparelho e, sorrindo de orelha a orelha, colocou-o corretamente no rosto, com uma extremidade no ouvido e a outra próxima a boca. Até ai, tudo bem, afinal, não há tanta diferença dos telefones fixos e sem fio de hoje. A dificuldade veio quando eu lhe disse o primeiro número: minha caçula olhou para mim, olhou para o aparelho, segurou risada e, com o dedo indicador, forçou no buraquinho com o número estampado, sem sucesso. Até que a ensinei a rodar o disco.

Sempre que me lembro dessa situação hilária, penso em como as gerações mudam sem abandonar certas expressões. O “disca pra mim” quer dizer rodar o disco... O disco que só existe nesses telefones que não utilizamos mais. E, ainda assim, utilizamos o “disque” ou “disk” para muitos serviços atuais.

Embora o telefone de disco não seja mais usado, a expressão “discar” está longe de ser rendida.


Autora: Amanda Tambara


Nenhum comentário:

Postar um comentário