terça-feira, 4 de setembro de 2018

Continuar trabalhando na terceira idade é saudável, mas requer cuidados

Se por muito tempo o pensamento de que pessoas mais velhas deveriam ficar em casa, hoje, o trabalho na terceira idade é mais comum do que se imagina e traz grandes benefícios. Muitos aposentados retornam para o mercado de trabalho e os motivos que levam a isso são diversos.
Existem os que retornam porque precisam complementar a renda e os que não querem ficar parados. Não importa qual a razão, isso não fará nenhum mal, pelo contrário, pode trazer uma série de ganhos.
Confira os principais benefícios:

Vantagens do trabalho na terceira idade

O trabalho na terceira idade não tem apenas a ver com a conquista de uma remuneração, mas em ter uma vida mais saudável. Ao trabalhar, a pessoa exercita sua criatividade e capacidade
de decisão.

Manter a mente ativa

A melhor maneira de evitar doenças degenerativas mentais é manter o cérebro em funcionamento e o exercitando com frequência. O trabalho permite que se mantenha uma linha de raciocínio e que exercícios mentais sejam praticados de forma constante.

Relacionamento interpessoal

O trabalho na terceira idade ajuda a afastar a solidão e a manter um vínculo próximo com colegas e amigos. O relacionamento diário ajuda a criar laços e a melhorar o convívio com as pessoas.
É bastante comum na terceira idade que a pessoa fique mais resistente e não aceite opiniões. Por conta da hierarquia e regras das empresas, terá de lidar com essa situação e tornar o
convívio mais amigável.

Valorização pessoal

Ao perceber que pode contribuir muito com o aprendizado, principalmente dos mais novos, os idosos se sentem mais valorizados. Eles possuem uma ampla experiência de vida e essa contribui para o crescimento das organizações e demais profissionais.
A pessoa passa a se sentir mais útil, fazendo uma atividade que de alguma forma está contribuindo com a sociedade. O resultado é a valorização pessoal e melhora da autoestima.

Menor impacto no estilo de vida

Se a pessoa trabalhou a vida inteira e sente prazer nisso, não é porque se aposentou que
precisa parar. Muitos que optam por esse caminho acabam se sentindo deprimidos e sem
utilidade.
Se a rotina sempre incluiu o trabalho e isso faz bem, não importa a idade, o trabalho ajudará. Pode-se diminuir o ritmo se preciso, mas, não alterar a rotina para algo monótono e se ocupação.
Fonte: SBA (http://blog.sba-br.org.br/continuar-trabalhando-na-terceira-idade-e-saudavel/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário