O envelhecimento é um processo natural que provoca diversas alterações fisiológicas, entre elas, na visão. Os cuidados com a saúde ocular devem ser priorizados em qualquer fase da vida, mas na terceira idade, a atenção precisa ser redobrada, pois em decorrência do envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis aos riscos de diversas doenças oculares.
O acompanhamento oftalmológico é importante para prevenção, tratamento e diagnóstico dos problemas oculares. É recomendado que os idosos visitem o oftalmologista, pelo menos, uma vez ao ano. Em casos de doenças oculares existentes, a consulta deve ser realizada a cada seis meses. Muitos idosos e familiares só procuram auxílio médico quando surgem sinais de dificuldade visual.
Em alguns casos, devido à falta de tratamento prévio, a visão pode ser comprometida, causando cegueira. Dentre as principais doenças oculares que acometem os idosos estão: catarata; glaucoma; retinopatia diabética; degeneração macular relacionada à idade (DMRI); descolamento da retina.
Check-up ocular na terceira idade
O check-up ocular é uma avaliação clínica oftalmológica realizada através de exames, como fundo de olho e aferição da pressão ocular, responsáveis por analisar as condições visuais do paciente e identificar possíveis doenças que ainda não apresentaram sintomas. Na terceira idade, estes exames são fundamentais.
O diagnóstico precoce de doenças oculares contribui para evitar a progressão de patologias que acometem os idosos e, além disso, o início do tratamento correto para que a visão não seja prejudicada. O médico oftalmologista é o único profissional capacitado para a realizar o check-up ocular e tratar de doenças que acometem a visão.
A
terceira idade precisa visitar regularmente o oftalmologista. Esta é a única forma
de melhorar a qualidade da saúde visual. Os problemas causados na visão podem
interferir diretamente na rotina do idoso e, em alguns casos, impossibilitá-lo
de realizar diversas tarefas diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário