Ano após ano a população brasileira está envelhecendo. Prova disso são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam que no Brasil, em 2013, tinham cerca de 15 milhões de idosos. Mas a estimativa é que em 2060 esse número salte para 56 milhões.
Contudo, na mesma proporção que o país tem caminhado rumo a um perfil demográfico cada vez mais senil, a preocupação com acidentes domésticos também tem se elevado. Isso porque, os acidentes dentro do lar são responsáveis por milhares de pessoas vítimas de traumatismos cranianos e da coluna vertebral, chamados de neurotraumas.
Ou seja, 70% das quedas entre idosos acontecem dentro de casa, de acordo com o Ministério da Saúde. Sendo que 30% destes acidentes causam a morte de idosos e pelo menos 40% causam alguma lesão grave, principalmente, no cérebro e na medula. Além disso, como a pele do idoso é mais fina, um simples esbarrão pode provocar algo mais grave na cútis do idoso.
Mas o que fazer para transformar o lar em um ambiente mais seguro e confortável para quem já está na terceira idade? A alternativa é realizar algumas mudanças dentro da casa.
Vejam abaixo quais são as medidas:
• Quedas no banheiro são as causas mais comuns de fraturas e machucados, sendo assim, evite o uso de tapetes escorregadios no ambiente e em outros cômodos da casa;
• Os esbarrões e queimaduras estão em segundo lugar no ranking de causas mais frequentes de lesões entre idoso. Por isso, a dica é evitar uma grande quantidade de móveis e objetos de espalhados pela casa, bem como deixar o ferro de passar roupa esfriando no chão ou o uso de fogões com acendimento manual;
• Mantenha objetos e utensílios que são frequentemente usados em locais que estejam a altura dos ombros e da cintura;
• Coloque os corrimãos nas escadas e sempre caminhe devagar;
• Coloque fita adesiva antiderrapante e colorida nos degraus da escada para evitar quedas.
Fonte: A Terceira Idade (https://www.aterceiraidade.net/como-prevenir-acidentes-domesticos/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário