segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A leitura estimula o cérebro dos idosos

O exercício da leitura e da escrita são poderosos instrumentos revigorantes para o cérebro. A atividade intelectual na terceira idade é fundamental para manter os mais idosos ativos e para evitar ou retardar o surgimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, que levam a memória e trazem as demências. 
Estudos demonstram que o treino do raciocínio indutivo, da memória e de outras funções mentais é importante na manutenção da saúde mental. 

Para atenuar os efeitos do envelhecimento, estímulos como ver filmes, visitar exposições, dançar, cantar e é claro ler, mantêm o cérebro ativo; o que é o melhor caminho para evitar uma série de degenerações do corpo e da mente.Um livro pode ser um grande companheiro e um provedor de saúde física e emocional.
O importante é manter a mente ativa e assimilar novos conhecimentos. O exercício mental da leitura ajuda a melhorar o funcionamento cerebral. Nosso cérebro é um organismo vivo que aprende e cresce ao interagir com o mundo através da percepção e da ação.

Veja alguns benefícios da leitura:

  • Estimula a memória expandindo a capacidade da nossa mente;
  • É combustível inesgotável para a imaginação;
  • Nos dá as palavras, instrumentos para expressar nossos sentimentos;
  • Nos aproxima da compreensão de mundo e do autoconhecimento;
  • Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos, isto é, nossas crenças;
  • É possível experimentar sensações com a leitura, sem de fato, experimentá-las fisicamente;
  • Ajuda a desfrutar e viver várias vidas;
  • O ato de ler leva naturalmente ao escrever e ao escutar;
  • Ler eleva a autoestima;
  • A leitura desconhece a solidão, nos permite estar sempre acompanhados;
  • A leitura constrói sonhos e nos empurra para a realização;
  • A leitura o transforma em uma pessoa mais empática;
  • O hábito da leitura melhora a memória;
  • A leitura ajuda a reduzir o estresse;
  • A leitura reduz o risco de Alzheimer.
Segundo pesquisas, a atividade de leitura pode reduzir a velocidade do processo de deterioração mental em até 15%. Um dos processos de prevenção contra a perda de memória e cognição é o estímulo permanente do cérebro. E uma das formas de manter essa estimulação permanente é a leitura.
Outra vantagem da leitura, é que os livros permitem viver mil vidas e aprender com cada uma delas. A leitura nos dá asas, estimula a nossa imaginação e nos permite viver outras vidas, sonhar com lugares que não conhecemos, sentir emoções diferentes, amar pessoas que nunca vimos. Quando lemos não só podemos nos identificar com os diferentes personagens dos livros, mas também podemos aprender sobre lugares, culturas e costumes que não conhecemos.
Isto nos permitirá ter uma maior compreensão do nosso ambiente e das pessoas ao nosso redor. A leitura traz vários benefícios, como o aumento da empatia, da criatividade, da memória, a luta contra o Alzheimer ou o estresse, o desenvolvimento da inteligência ou a habilidade para falar e ouvir.
Sempre que ouvimos a frase “incentive a leitura”, pensamos logo nas crianças, não é? Mas nos esquecemos de que há outros grupos na sociedade que se beneficiariam muito com o hábito de leitura, especialmente os idosos.
Um livro pode ser um grande companheiro e beneficiar a saúde física e emocional de quem chegou à terceira idade. Vários estudos apontam que para minimizar os efeitos negativos do envelhecimento, especialmente nos casos em que o idoso encontra-se deprimido, o estímulo é o melhor caminho.
Nesse sentido vale tudo: ver filmes, visitar exposições, dançar, cantar e, claro, ler. A leitura manterá a mente em atividade, recebendo estímulos constantes e até mesmo assimilando novos conhecimentos, contribuindo, além de tudo, para evitar ou retardar o aparecimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.
Fonte: Portal Avôvó (https://www.avovo.com.br/importancia-da-leitura-para-idosos/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário