segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Compras “online” na terceira idade


Por Renan Watanabe

A presença crescente de idosos na internet mostra que a terceira idade está cada vez mais ativa. Muitos deles já estão aderindo às compras virtuais. Segundo dados da NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem a compra online em relação às compras em lojas físicas. É preciso atenção em relação à segurança na web, principalmente ao utilizar cartões bancários.


As pessoas mais velhas estão aos poucos aprendendo como utilizar a internet. Por isso, é importante que haja informação sobre as vantagens e riscos ao realizar uma compra online para evitar problemas futuros. O primeiro passo é não inserir dados de cartões, como número, senha e código de segurança em qualquer site, além de utilizar no computador um antivírus.

É recomendado pedir ajuda para os filhos ou netos antes de finalizar a compra. Dados incorretos, como endereço de entrega e formas de parcelamento, irão trazer uma “dor de cabeça” ao consumidor que poderá não receber o produto. Compras realizadas diretamente do smartphone também necessitam de atenção redobrada. É necessário se assegurar de que o aparelho não possui programas com vírus que, em alguns casos, ameaçam a segurança online.

As compras virtuais oferecem comodidade ao cliente. Para a terceira idade, essa é uma ótima alternativa, pois evita o deslocamento até a loja e, consequentemente, elimina a necessidade do idoso sair sozinho e com dinheiro na carteira ou bolsa. Outro fator importante é a possibilidade de pesquisar preços, comparar marcas e verificar recomendações sobre os produtos. Aproveite essa praticidade com segurança.

Um comentário:

  1. Muito bom texto. Realmente eles estão cada vez mais ligados a tecnologia e isso é muito bom.

    ResponderExcluir