terça-feira, 5 de novembro de 2019

Os perigos da automedicação na terceira idade

Por Renan Watanabe

A automedicação é perigosa em qualquer idade, mas, após os 60 anos, o perigo se torna ainda maior, pois devido ao envelhecimento, os idosos se tornam mais suscetíveis a diversas doenças e, em decorrência disso, os que já apresentam algum tipo de problema de saúde podem sofrer com complicações diante do uso inadequado de medicamentos.
Analgésicos e anti-inflamatórios são as medicações que os idosos mais utilizam sem orientação médica. Esses medicamentos, normalmente, podem ser comprados sem prescrição médica, trazendo riscos à saúde do idoso, como reações alérgicas, dependências, quadros convulsivos e até mesmo a morte. A idade avançada é determinante para que a gravidade seja ainda maior.

É importante que o paciente sempre converse com seu médico a respeito de qual medicamento usar em casos de dor, para que saiba qual é mais seguro e indicado para o seu caso e por quanto tempo poderá utilizá-lo. Alguns remédios podem ser seguros para uso por tempo determinado, mais, prolongar o tratamento sem orientação ou usá-lo novamente pode trazer riscos ou mascarar sintomas de doenças mais graves.

Para os idosos que utilizam remédios controlados, é necessário estar atento ao horário correto para se medicar. Em casos de esquecimento, é indispensável verificar com o médico sobre como agir, evitando doses maiores que, assim como a automedicação, podem trazer problemas graves à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário