terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Terceira idade deve controlar consumo de açúcar e sal


Os cuidados com a alimentação são crescentes quando o assunto é a terceira idade. Uma das medidas mais importantes é desestimular o uso de sal e açúcar à mesa para controlar o consumo destes alimentos. Com o passar dos anos, ocorrem mudanças naturais na intensidade de percepção do sabor. Logo, a pessoa idosa passa a adicionar mais açúcar, sal e outros condimentos para temperar os alimentos até alcançar um sabor que agrade ao paladar, o que pode acabar representando um abuso na quantidade e problemas para a sua saúde

 Uma das recomendações para melhorar este aspecto é prestar atenção no ato de mastigar e na higiene bucal do idoso. Optar pela adição de outros temperos à comida, como cheiro verde, alho, cebola e ervas também é uma opção.

Outro cenário comum de se encontrar na terceira idade é a falta de consumo de água. Para prevenir a desidratação é importante estimular a busca e o consumo do líquido entre as refeições. Normalmente, os idosos costumam afirmar que não sentem sede ou que a água não tem gosto. Porém, de acordo com especialistas é importante incentivar o consumo da água em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, entre as refeições. Entretanto, em casos cuja recomendação médica restringe a ingestão de líquidos, a quantidade diária de água para a pessoa idosa deve ser calculada e sua ingestão monitorada.


Fonte: Laboratório Exame (http://blog.laboratorioexame.com.br/terceira-idade-deve-controlar-consumo-de-acucar-e-sal/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário