quinta-feira, 29 de março de 2018

“Compartilhar” entre gerações: As redes sociais na terceira idade




A terceira idade está vez mais inserida em diversos contextos que antes eram julgados socialmente como atividades para jovens, por exemplo, no uso da tecnologia. A presença de pessoas com mais de 60 anos nas redes sociais é crescente. Segundo uma pesquisa realizada neste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com idosos, cerca de 50% dos entrevistados utilizam as redes sociais, sendo que 39% fazem uso diariamente.



A pesquisa revela que o Facebook é a rede social mais utilizada pela terceira idade, com 77%, seguido pelo WhatsApp com 73%. A pesquisa mostra ainda que 61% dos idosos utilizam as redes sociais através de smartphones. Os resultados mostram que as novas formas tecnológicas chamam a atenção deste nicho de público.

As redes sociais, normalmente, são utilizadas como forma de distração e relacionamento com amigos e familiares. Para a terceira idade, grupo em que existem constantes sensações de solidão, tristeza e desânimo devido à idade, estas ferramentas podem ser uma das opções de entretenimento, além de facilitar o contato com pessoas que moram longe e criar novas amizades com pessoas de diversas gerações.

Outro fator importante é a possibilidade dos idosos terem acesso aos conteúdos de seu interesse, por exemplo, em páginas de saúde, lazer e bem estar, ampliando suas informações sobre diversos assuntos. Já existem páginas com conteúdos direcionados para a terceira idade, aumentando o envolvimento deste público com as ferramentas nas redes sociais.

Apesar dos diversos benefícios que as redes sociais trazem à terceira idade, é importante que alguns cuidados sejam utilizados para evitar diversos problemas decorrentes do uso das redes sociais. O compartilhamento de fotos, postagem com informações pessoais e conversas com estranhos podem ser a porta de entrada para golpistas virtuais, além de diminuir a segurança pessoal, já que o golpista tem acesso a informações sobre com quem o idoso mora, endereço e telefone. Evitar compartilhar determinados dados é imprescindível para que não ocorram frustrações e graves problemas pessoais.

Na Associação dos Aposentados de Bauru, os sócios e não sócios podem fazer o curso de informática, que ensina procedimentos que vão do básico, como ligar um computador, até o manejo nas redes sociais, tratamento de fotos, compartilhamentos de arquivos e bate papo. A AAPIBR também oferece o curso de Smartphone, para aparelhos com sistema operacional Android, para que os idosos consigam dominar os celulares e utilizar os aplicativos como Facebook e WhatsApp. Mais informações sobre turmas com vagas em aberto e inscrições pelo telefone (14) 3233-6437.

Nenhum comentário:

Postar um comentário