terça-feira, 8 de maio de 2018

Artesanato é uma das formas de terapia para a terceira idade



As atividades que exercem recursos terapêuticos são fundamentais para a terceira idade, entre elas, o artesanato. A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso mostre suas aptidões, ajudando a exercitar a mente, aumentando a percepção, atenção e imaginação do idoso. A tarefa também auxilia na diminuição do estresse e ansiedade, aumentando a autoestima do idoso, gerando maior confiança e sensação de bem-estar.



O artesanato, quando praticado em grupos, estimula a interação social, evitando problemas como solidão e depressão. Existem vários lugares que destinam aulas de artesanato para a terceira idade, como Associações, ONG’s, Escolas de Artesanato, entre outros. A tarefa é fundamental para estabelecer o contato pessoal com diversas pessoas, trocas de experiências e dicas sobre o trabalho em grupo.

Como qualquer terapia, o artesanato exige raciocínio e disposição, e através disso, fortalece e exercita a mente, prevenindo a perda de memória e consequências causadas pelo envelhecimento. Os tipos de artesanato são os mais variados, por exemplo, produção de bonecas, chaveiros, painéis e porta-objetos.

Além dos benefícios para a qualidade de vida do idoso, o artesanato pode ser uma fonte de renda. Com o apoio de amigos e familiares para divulgação dos trabalhos, é possível realizar a venda dos objetos. Essa é uma ótima opção, pois contribui financeiramente e estimula o idoso para realizar com maior frequência as suas atividades.

Na Associação dos Aposentados de Bauru, sócios e não sócios tem acesso ao Curso de Pintura e Artesanato. Mais informações e horários das aulas pelo telefone (14) 3233-6437.

Nenhum comentário:

Postar um comentário