segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Caminhar todos os dias ajuda a envelhecer melhor


A caminhada é conhecida como uma das atividades físicas mais democráticas e com excelentes benefícios para todas as idades. O que um novo estudo mostra é que, mesmo que com pouco tempo de duração, as caminhadas prolongam a vida das pessoas.

De acordo com o levantamento, que envolveu 140 mil idosos (de 60 a 80 anos de idade) norte-americanos e os analisou durante 13 anos, um tempo aparentemente nada significativo de duas horas por semana já é o suficiente para aumentar a longevidade.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Saúde e disposição na terceira idade

Praticar exercícios físicos faz bem para em saúde em qualquer idade. Porém, quem já chegou aos 60 anos muitas vezes deixa de fazer exercícios por falta de motivação ou por medo de que o corpo não dê mais conta do recado.

Para mudar esse estereótipo, vale lembrar que o envelhecimento fisiológico não acompanha necessariamente a idade cronológica, que varia de pessoa para pessoa. Há pessoas de 60 anos com um condicionamento físico e qualidade de vida melhor do que outras de 30 anos. E para isso existe uma explicação: o estilo de vida.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

6 passos para a prevenção de quedas em idosos

Grande parte das causas de quedas nos idosos pode ser prevenível, e para isso é necessário fazer pequenas alterações no estilo de vida da pessoa, como usar sapatos antiderrapantes e, fazer adaptações na casa, como ter uma boa iluminação, por exemplo.
Geralmente, o principal fator de risco para as quedas na 3ª idade é o envelhecimento, que é quando ocorre maior perda de massa muscular, aumenta o desiquilíbrio e as dificuldades visuais. O uso de calçados e roupas inadequadas, o sedentarismo e presença de objetos e degraus pela casa também contribuem para que a ocorrência de quedas aumente e, por isso, é importante adorar algumas medidas para que elas sejam evitadas. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A terceira idade no carnaval


Por Renan Watanabe

O carnaval é sinônimo de alegria, dança e muita música. Engana-se quem pensa que só os mais jovens podem aproveitar esta festividade. Hoje em dia, os tradicionais bailes carnavalescos com marchinhas são atrativos que levam os idosos a caírem na dança. Geralmente, as festas são realizadas em associações e clubes destinados à terceira idade.