Renan Watanabe
Com a adesão e
inserção significativa de idosos na internet por meio de smartphones, muitas
praticidades que o aparelho permite já são exploradas por este grupo, por
exemplo, com o uso de aplicativos de transporte ou corridas de táxi. Diante da
facilidade de locomoção, a terceira idade surge como um potencial cliente para
estes serviços. Mas, é preciso atenção em relação à segurança pessoal. São necessárias
orientações sobre como efetuar o pagamento, selecionar a origem e destino
correto, além da escolha de aplicativos confiáveis.
Para quem já
possui contato com taxistas, a orientação ideal é que o idoso anote em um papel
o telefone do motorista ou do ponto de táxi, mesmo aqueles que utilizam o
celular com frequência e o WhatsApp, pois ele poderá descarregar,
impossibilitando a visualização do número. Anote também o endereço da
residência e um ponto de referência.
Para quem
prefere utilizar aplicativos de transporte, busque ajuda de um familiar para a
escolha do serviço. O preço baixo nem sempre representa segurança. É necessário
verificar a procedência do “app”, avaliação de clientes e, ao confirmar a
corrida, informe ao motorista que o passageiro será um idoso. Alguns possuem
dificuldade para localizar o veículo. Por isso, é importante que o motorista tenha
atenção e paciência.
Geralmente,
muitos utilizam este tipo de locomoção para ir ao banco, consultas médicas, supermercados,
entre outros destinos. A orientação ideal é não fornecer informação pessoais,
por exemplo, que irá a agência bancária para receber a aposentadoria. É
recomendado que um familiar seja sempre avisado quando o idoso sair sozinho,
seja por meio de ônibus, táxi ou aplicativos de transporte, que possuem
inclusive, a opção de acompanhar a viagem pelo celular.
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