segunda-feira, 28 de maio de 2018

O turismo e a terceira idade

A terceira idade é faixa que as pessoas mais viajam, pois já criaram os filhos, já aposentados, ou seja, já estão com a vida financeira estável restando mais tempo para realizarem suas vontades.
Buscam novidades, sejam elas culturais, de integração com o meio ambiente, religiosidade e eventos. Buscam ainda benefícios para a saúde, fontes de energia e vitalidade, capazes de prolongar seus anos de vida.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Cuidados com a automedicação na terceira idade


Cerca de 25% dos medicamentos vendidos são utilizados por pessoas da terceira idade. Porém, em muitos casos, esses remédios não são ingeridos por orientação médica e são usados de maneira contínua e sem critérios. Entre os mais comuns estão laxantes, antiácidos, vitaminas e anti-gripais, que à primeira vista podem parecer inofensivos, porém ao serem associados a outros medicamentos podem causar consequências indesejáveis.

Dança para idosos melhora equilíbrio, coordenação e permite interação


Para ter um envelhecimento saudável, é necessário praticar exercícios físicos regulares. Mas se você acha que, ao chegar a certa idade, isso não é mais necessário, está enganado. É aí que exercitar o corpo se torna essencial. Para isso, a dança para idosos se torna uma boa e eficaz forma de incluir exercícios físicos à rotina das pessoas na terceira idade.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Jornal Aposentado em Notícia, edição 171, maio e junho de 2018

Festas Juninas: Tradição, dança e comidas típicas



Junho é um mês aguardado por muitas pessoas. O motivo? As tradicionais Festas Juninas. Um dos principais atrativos das festas, além das quadrilhas, são as comidas. Cuscuz, pastel, pamonha, arroz doce, pipoca, caldos, curau, milho, bolos, quentão, entre outras. O clima de festa junina é contagiante, todos entram no espírito festivo e alguns arriscam as danças típicas.

As baixas temperaturas podem trazer problemas de saúde para os idosos



Com a chegada dos dias mais frios, muitas pessoas acabam sofrendo com alguns problemas de saúde que surgem em decorrência das baixas temperaturas, como a terceira idade. Os idosos sentem mais frio do que os jovens, pois o sistema que regula a temperatura do corpo torna-se deficiente com o envelhecimento.



terça-feira, 8 de maio de 2018

As memórias afetivas na terceira idade



Lembranças. Essa é uma palavra muito comum no vocabulário da terceira idade. Quem nunca ouviu aquela frase: “No meu tempo era assim”? As memórias afetivas estão relacionadas com momentos marcantes na vida de alguém. Para quem já passou dos 60 anos, resgatar essas memórias se tornam uma terapia, pois além de estimularem os sistemas neurológicos evitando a perda frequente de memória, possibilita fortalecer laços afetivos familiares, recuperando suas origens.

Artesanato é uma das formas de terapia para a terceira idade



As atividades que exercem recursos terapêuticos são fundamentais para a terceira idade, entre elas, o artesanato. A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso mostre suas aptidões, ajudando a exercitar a mente, aumentando a percepção, atenção e imaginação do idoso. A tarefa também auxilia na diminuição do estresse e ansiedade, aumentando a autoestima do idoso, gerando maior confiança e sensação de bem-estar.


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Entenda a importância do geriatra para a terceira idade


Já há alguns anos, a terceira idade passou a ser popularmente conhecida como a “melhor idade”. Com as mudanças e evoluções da sociedade, envelhecer deixou de ser um fardo — e não significa nada além de ter mais experiências e maturidade.