Quando se chega à terceira idade torna-se mais difícil para o cérebro executar as suas atividades com mais rapidez e clareza. Então, para que o seu cérebro fique mais esperto, daremos alguns conselhos sobre como exercitá-lo!
Quando somos mais novos, trabalhamos, damos conta da nossa memória, de certas exigências dos professores, pois a mesma tinha como objetivo trabalhar a capacidade de aprender e lembrar. Com o passar do tempo perdemos o costume de exercitar a memória.
Quais são as técnicas úteis para não perder a memória?
- Prestar atenção: os ouvidos muitas vezes não tem nada a ver com a capacidade de memorizar, mas com não prestar a devida atenção.
- A repetição: se desejar guardar na memória algo por muito tempo deve-se repetir para facilitar a sua memorização.
- Dividir e lembrar: não se deve memorizar uma grande quantidade de informação, mas sim dividir a informação aprendendo-a por partes.
- Associar a algo sempre que possível: podemos associar palavras com números, com alguma pessoa famosa, lugares ou qualquer informação familiar que facilite na hora de memorizar.
- Mantenha a mente ativa ocupando-a com atividades que estimulem a memória, como por exemplo, palavras cruzadas, jogos de lógica ou estratégia.
- Fazer atividade física periodicamente, como uma caminhada durante trinta minutos diários.
Como se organizar?
Arrume um lugar fixo para os telefones importantes, para as chaves e documentos, pois dessa forma não haverá problemas na hora de encontrá-los. Além disso, escreva sempre que puder utilizando agendas ou cadernos para anotar os compromissos pendentes. Tenha relógios e calendários em casa para se orientar!
Fonte: Mulheres Dicas (https://www.mulheresdicas.com/saude-da-mulher/como-exercitar-a-memoria-na-terceira-idade.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário